- Advertisement -

HMPV: conheça doença viral por trás das infecções no norte da China

0 60

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Ex- chefe da Organização Mundial da Saúde diz que não é preciso entrar em pânico e lista precauções

O metapneumovírus (HMPV) se trata de um vírus respiratório que, recentemente, ganhou atenção global desde o surto reportado na China. Os casos têm aumentado rapidamente, especialmente entre crianças, mas o patógeno viral é capaz de causar infecções respiratórias em pessoas de todas as idades, segundo notícia publicada pelo NDTV World.

A ex-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dra. Soumya Swaminathan, afirma que o vírus não deve ser motivo de pânico. Embora não existam vacinas ou tratamentos antivirais para o HMPV, ele pode ser controlado por meio de precauções normais, como utilizar máscaras, higienizar as mãos, evitar aglomerações e consultar um médico em caso de sintomas severos.

“Antibióticos não são recomendáveis. Antibióticos são utilizados somente quando houver infecção bacteriana. Eles não são eficazes contra o HMPV, pois é causado por um vírus, não bactéria”, aponta a Dra. Ankita Baidya.

Na maioria dos casos, o vírus causa sintomas de grau leve, como tosses, espirros, febre e dor de garganta. No entanto, pode levar a casos mais graves em crianças (especialmente abaixo dos 5 anos), idosos (sobretudo acima dos 65 anos), indivíduos imunossuprimidos e pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares crônicas. Pode levar à pneumonia ou bronquiolite em situações severas.

Primeiramente descoberto na Holanda, em 2001, o HMPV pertence à família Paramyxoviridae. Ele está vinculado ao vírus sincicial respiratório (VSR) e se espalha por meio de gotículas advindas de tosses ou espirros, bem como por meio do toque em superfícies contaminadas ou contato direto com indivíduos infectados. No Brasil, foi identificado em um paciente pela primeira vez em 2004. É a causa mais comum de internações de crianças com, por exemplo, bronquite e bronquiolite, aponta notícia publicada pela BBC.

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais