Cardeal brasileiro lembra perfil acolhedor do novo pontífice e diz que visita ao Santuário do Bonfim, em Salvador, está prevista para este ano
Dom Sérgio da Rocha afirmou nesta sexta-feira (9), em entrevista concedida ao lado dos demais cardeais brasileiros que participaram do conclave, que o Papa Leão XIV tem profundo apreço pela América Latina e demonstrou grande carinho pelo Brasil.
“Temos um papa que foi bispo na América Latina. Embora sua origem americana esteja sendo muito destacada, é importante lembrar que seu ministério episcopal se deu no Peru. É alguém que traz no coração a própria América Latina”, declarou Dom Sérgio.
O cardeal contou que conviveu com Leão XIV no Dicastério dos Bispos e destacou seu jeito “simples, fraterno, acolhedor e sempre muito atento”.
“[Leão XIV] era um pastor sensível às necessidades do nosso povo, muito próximo ao papa Francisco e, na minha visão, em sintonia com a caminhada da Igreja na América Latina”, acrescentou.
Em outro momento da entrevista, Dom Sérgio afirmou que o novo pontífice tem amplo conhecimento sobre a realidade da Igreja Católica no mundo e o descreveu como um “missionário em um momento em que a Igreja deseja ser cada vez mais missionária”.
Por fim, o cardeal mencionou que há uma previsão de que o papa presida uma missa no Santuário do Senhor do Bonfim, em Salvador, durante a visita que deve fazer ao Brasil ainda este ano.