- Advertisement -

Rui diz que não será candidato ao governo da Bahia em 2026

0 10

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Ministro da Casa Civil afirmou que governador Jerônimo Rodrigues será o nome do grupo político na disputa estadual

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), descartou a possibilidade de disputar o governo da Bahia em 2026 e confirmou o nome de Jerônimo Rodrigues (PT) na disputa pela reeleição estadual. A declaração foi dada na segunda-feira (7), durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, diante de uma eventual candidatura sua à sucessão estadual.

“Eu não serei candidato a governador. O candidato a governador é Jerônimo Rodrigues. Isso eu posso afirmar hoje”, disse Rui. Segundo ele, qualquer definição sobre candidatura a outro cargo, como o Senado, será tomada apenas no início do próximo ano, após conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Na posição que eu estou, eu não posso antecipar uma posição minha este ano e não tenho feito isso. Tenho uma função dentro do governo que é organizar as entregas e estou fazendo isso 12, 14, 18 horas por dia”, afirmou. “Lá no início do ano que vem eu vou dialogar com o presidente para tomar uma posição.”

Apesar do tom cauteloso, Rui já vem sendo apontado como possível nome do grupo para a disputa ao Senado e tem sinalizado nos bastidores disposição para essa candidatura.

O ministro também minimizou as estimativas de que até 20 ministros deixarão o governo para disputar as eleições de 2026. “Eu acho que a conta está um pouco inflada, acho que não tem isso tudo de candidato, não”, avaliou.

IOF

No mesmo programa, ele criticou a decisão do Congresso Nacional de derrubar, por meio de um PDL (Projeto de Decreto Legislativo), o decreto presidencial que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Ele afirmou que a medida compromete a capacidade de gestão do governo.

“Se o governo não conseguir mais editar decreto, não conseguir fazer portaria, acabou o governo. Isso precisa ser discutido”, disse Rui Costa. Segundo ele, o debate vai além do imposto e envolve a autonomia do Executivo para regulamentar políticas públicas.

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais