Acidente ocorreu por volta das 9h, na entrada da ponte pelo lado de Cachoeira; equipamento foi interditado
Um trem descarrilou na manhã desta terça-feira (22) na Ponte Dom Pedro II, estrutura histórica que liga os municípios de Cachoeira e São Félix, no Recôncavo da Bahia. O acidente ocorreu por volta das 9h, na entrada da ponte pelo lado de Cachoeira.
De acordo com informações da Defesa Civil local e relatos apurados pelo site Bahia.10, o descarrilamento foi provocado por um desnível nos trilhos causado por concreto acumulado na via férrea. Inicialmente, suspeitou-se de erro na aplicação do material, mas um funcionário da Prefeitura de Cachoeira afirmou que o concreto foi deslocado para os trilhos em razão do tráfego intenso na região.
A linha férrea onde ocorreu o incidente é administrada pela empresa VLI, que confirmou o episódio em nota enviada ao bahia.ba.
“A VLI, controladora da via férrea, informa que foi registrada uma ocorrência ferroviária no acesso à ponte Dom Pedro II, que liga as cidades de Cachoeira e São Félix. A companhia informa que uma equipe técnica foi encaminhada imediatamente ao local para avaliar o perímetro, realizar as manutenções necessárias e normalizar o tráfego de veículos o mais rápido possível, o que ocorreu no final da manhã. A companhia lamenta eventuais transtornos à comunidade e investigará a causa da ocorrência”, informou.
Defesa Civil alertou sobre riscos estruturais na ponte
Em maio deste ano, a Defesa Civil de Cachoeira já havia emitido alerta sobre os riscos estruturais da Ponte Dom Pedro II, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo o órgão, a ponte apresenta peças soltas, ferrugem avançada e desgaste que comprometem a segurança de pedestres e motoristas.