Iniciativa busca ampliar o número de consultas, exames e o acesso da população a tratamentos de alta complexidade
A Bahia foi contemplada com 48 dos 501 médicos especialistas escolhidos pelo Governo Federal no programa Agora Tem Especialistas, o que representa quase 10% da seleção nacional. A iniciativa busca ampliar o número de consultas, exames e o acesso da população a tratamentos de alta complexidade, com foco em regiões que enfrentam escassez de profissionais.
Entre as especialidades estão oncologia clínica e cirúrgica, radioterapia, anestesiologia, coloproctologia, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia ginecológica, endoscopia digestiva, colonoscopia, colposcopia, ultrassonografia mamária e videolaringoscopia. Os novos profissionais vão atuar em 18 municípios baianos, incluindo Barreiras, Juazeiro, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Alagoinhas e Senhor do Bonfim, além de outras cidades de médio porte.
Segundo a Sesab, os profissionais vão reforçar tanto a rede pública quanto as unidades filantrópicas, ajudando a reduzir filas e acelerar diagnósticos. A expectativa é que o impacto seja sentido em especialidades que apresentam maior demanda reprimida, como oncologia e cirurgia digestiva.
Em julho, o Governo Federal já havia anunciado um aporte de R$ 100 milhões para fortalecer as policlínicas regionais da Bahia. O investimento vai beneficiar as 26 unidades em funcionamento, com a meta de realizar cerca de 581 mil consultas e exames até o início de 2026. Além do reforço financeiro, as policlínicas passaram a atender também em horários estendidos durante a noite, além de sábados e domingos.