- Advertisement -

Bahia se torna 4º maior fila do INSS do país e Brasil registra número recorde

0 3

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A Bahia registrou, neste mês de novembro, um total de 193.761 pessoas que estão na fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tornando-se assim, a quarta maior fila de pessoas que aguardam a conclusão de suas requisições. No Brasil, a fila atingiu o patamar mais alto já registrado, alcançando quase três milhões de pedidos, entre aposentadorias, pensões e benefícios.

Segundo dados do INSS, nos seis primeiros meses deste ano, os números da fila variaram entre 178 mil pessoas até 205 mil que aguardavam o resultado de suas requisições. Entre junho e agosto, foram registrados os maiores índices de pessoas na fila, segundo os dados mais recentes.

O levantamento aponta ainda que os estados do Nordeste, liderados pela Bahia, são a região do Brasil com o maior índice de pessoas na fila. O presidente do INSS revelou que irá solicitar que servidores do instituto de outros estados façam analises virtuais dos processos, como forma de ajudar na redução do tamanho da fila. 

De acordo com dados revelados pelo Jornal Nacional, o país tem mais de 2,862 milhões de pedidos ainda em análise. De janeiro até o momento, a procura pelos benefícios do INSS cresceu cerca de 23%, chegando a uma média mensal de 1,3 milhão.

O levantamento aponta ainda que metade dos pedidos busca benefício por incapacidade temporária, enquanto 897 mil pessoas esperam, em média 193 dias, para obter o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O INSS reconheceu a crise na fila de benefícios, mas afirmou que pelo menos dois terços dos processos para a concessão dos benefícios dependem de outras variantes, como perícia médica, o que contribui para o atraso. Vale lembrar que, entre as promessas do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está a redução das filas do INSS.

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais