- Advertisement -

Miriam Belchior deve assumir Casa Civil com saída de Rui Costa para eleição, diz jornal

0 4

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O governo federal prepara uma reforma ministerial administrativa para viabilizar as candidaturas de titulares das pastas nas eleições de outubro. Entre as mudanças está a saída do ministro da Casa Civil, Rui Costa, prevista para abril. Quem deve assumir o comando é a atual secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, ela é a escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Casa Civil. Rui Costa deve deixar o cargo para se dedicar à disputa eleitoral na Bahia, onde é cotado para concorrer ao Senado.

A escolha segue a estratégia do presidente de substituir ministros políticos por seus números dois, garantindo a continuidade técnica dos projetos e evitando paralisia administrativa no último ano do atual mandato.

Biografia

Miriam Aparecida Belchior possui trajetória consolidada em gestões petistas. Atuou na Casa Civil entre 2003 e 2010, sendo responsável pelo monitoramento dos projetos estratégicos do Governo Federal e pela articulação do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. 

Foi ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão (2011-2014)  e presidente da Caixa Econômica Federal (2015 a maio/2016) durante o governo Dilma Rousseff. Na atual gestão, já atua como braço direito de Rui, sendo responsável pela organização do fluxo de trabalho e pelo monitoramento de obras estratégicas.

Miriam é mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). De 1997 a 2002 foi Secretária de Administração e Modernização Administrativa e posteriormente Secretária de Inclusão Social e Habitação da Prefeitura Municipal de Santo André.

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais