- Advertisement -

Bahia registra alta adesão no Dia D de vacinação contra a gripe

0 3

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Com 100% dos municípios participando, estado aplicou quase 100 mil doses; vacinação segue disponível para públicos prioritários

Os baianos deram exemplo no último sábado (10), o Dia D de vacinação contra a gripe, comparecendo aos postos de saúde para se imunizarem. A adesão de 100% dos municípios da Bahia resultou em quase 100 mil doses aplicadas. Somente no drive-thru montado no Centro de Convenções de Salvador — uma ação conjunta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com a Secretaria Municipal de Saúde — foram vacinadas 2.825 pessoas.

Após o Dia D, a vacinação contra a gripe segue disponível nas unidades de saúde, integrando o Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante está destinado, de forma contínua, a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos).

Também integram os grupos prioritários as puérperas, povos indígenas, comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, portuários, funcionários dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

Na Bahia, o público-alvo totaliza 3,6 milhões de pessoas, e a meta é vacinar 90% desse contingente. “A vacinação é a principal forma de prevenção, e vamos trabalhar junto com os municípios para alcançar essa meta. A imunização contra a influenza é fundamental para reduzir complicações, internações e óbitos decorrentes da infecção pelo vírus”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

A coordenadora de Imunização do Estado, Vânia Rebouças, reforça que, embora a vacina esteja disponível durante todo o ano, deve ser aplicada o quanto antes. “Historicamente, na Bahia, o maior número de casos ocorre no outono e no inverno, por isso é importante vacinar ainda no início desse período”, alertou.

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais