Evento reúne autoridades, profissionais e comunidade para debater melhorias e fortalecer o SUS no município
A cidade de Nilo Peçanha promoveu, nesta segunda-feira (28), a IX Conferência Municipal de Saúde, reunindo profissionais da área, gestores, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes da sociedade civil. Com o tema “Planejando e fortalecendo o SUS no município de Nilo Peçanha-BA”, o evento teve como foco o debate de propostas e estratégias voltadas à qualificação da saúde pública local.
Realizada na Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Baixa Fria (Sede), a conferência reforçou a importância da participação popular na construção de políticas públicas mais efetivas e humanizadas.

Um dos pontos altos do encontro foi a participação de Marcos Gêmeos, presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, que destacou os principais desafios enfrentados pelo SUS atualmente e a necessidade de ampliar os canais de diálogo entre a gestão e a população. “A força do SUS está na participação ativa do povo. Conferências como esta são fundamentais para consolidar um sistema mais justo e acessível”, afirmou.

Durante os debates, foram apresentadas propostas voltadas ao aprimoramento da atenção básica, fortalecimento da rede de atendimento e à implementação de práticas que promovam o acolhimento e a humanização nos serviços prestados.
A prefeita Jacqueline Soares destacou o empenho da atual gestão em garantir acesso à saúde de qualidade para todos:
“Hoje reafirmamos nosso compromisso com uma saúde pública cada vez mais humanizada, eficiente e acessível. Ao lado de todo o corpo da Saúde, construímos ideias, ouvimos propostas e fortalecemos os caminhos que nos levam ao cuidado com nossa gente. A saúde do nosso povo é prioridade, e juntos seguimos transformando realidades.”
A conferência foi organizada pela Prefeitura de Nilo Peçanha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Conselho Municipal de Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS).