- Advertisement -

Novas fontes revelam que a Igreja de Nossa Senhora do Amparo é mais antiga do que se pensava

Foto: Marco Loiola
0 29

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Pesquisas recentes indicam que o templo remonta ao século XVII.

A história de Valença (BA) acaba de ganhar novos contornos com a descoberta de documentos que sugerem que a Igreja de Nossa Senhora do Amparo é muito mais antiga do que se acreditava. A nova datação, resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo historiador e professor Paulo Vitor Souza da Luz, situa a origem do templo por volta de 1673, e não em 1757, como vinha sendo repetido pela historiografia local.

A investigação integra o Mestrado em História do Atlântico e da Diáspora Africana da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e faz parte das ações do projeto Memorial Amparo, que busca valorizar e salvaguardar o patrimônio cultural valenciano.

Segundo o pesquisador, a ausência de políticas públicas de preservação documental dificultou por muito tempo o estudo do passado de Valença. “Felizmente, muitos registros acabaram preservados em arquivos de Salvador e do Rio de Janeiro, o que tem permitido recuperar aspectos esquecidos da nossa história”, explica.

Entre as fontes consultadas, há registros de batizados realizados na Igreja do Amparo entre 1700 e 1750, além de memoriais e descrições do século XIX que já se referiam ao templo como edificação dos “primórdios do século XVII”.

“Não se trata de corrigir o passado, mas de enriquecê-lo”, afirma Paulo Vitor. “Cada novo documento amplia nossa compreensão sobre as origens da cidade e da devoção, revelando o quanto Valença possui uma história mais profunda do que imaginávamos.”

O pesquisador reforça que o estudo não encerra o debate, mas o amplia: “As pesquisas anteriores continuam essenciais. São elas que abrem caminhos e permitem que novas gerações avancem na reconstrução do passado.”

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais