Celebração marcou o início do novo pontificado na Igreja Católica
O papa Leão XIV pregou amor e união da Igreja para o mundo neste domingo (18), durante sua missa de entronização. A celebração aconteceu na Basílica e na Praça São Pedro, no Vaticano, e marcou oficialmente o início do novo pontificado na Igreja Católica. Ele também condenou um sistema que marginaliza os pobres.
“Quero uma Igreja unida, que seja fermento para um mundo reconciliado. Ainda vemos demasiado dano e discórdia causadas pelo ódio por um sistema econômico que explora os recursos da terra e marginaliza os pobres. (…) Dentro dessa massa, queremos ser um pequeno fermento de esperança e de unidade. Olhai para Cristo, aproximem-se dele. Escutem a palavra de amor para que se torne sua única família”, afirmou.
O Papa Leão XIV chegou no local em um papamóvel. Dezenas de milhares de fiéis, incluindo líderes mundiais, lotavam a praça e as ruas ao redor do Vaticano. A cerimônia durou cerca de duas horas. Durante a celebração, o pontífice recebeu dois itens simbólicos, o Pálio, pano branco de lã que representa o papa como pastor à frente da Igreja Católica, e o Anel de Pescador, individual de cada papa e item importante para selar documentos.
A missa inaugural foi o maior evento no Vaticano desde o funeral do antecessor de Leão XIV, o papa Francisco, no último dia 26 de abril. A celebração deste domingo teve com orações em vários idiomas, em reconhecimento ao alcance global da Igreja de 1,4 bilhão de membros, incluindo latim, italiano, grego, português, francês, árabe, polonês e chinês.