O governo da Bahia convocou, nesta terça-feira (22), 871 estudantes universitários para atuarem como estagiários em órgãos da administração pública estadual, por meio da terceira chamada do Edital nº 001/2025 do Programa Partiu Estágio. Os selecionados deverão entrar em contato com as unidades de Recursos Humanos dos órgãos onde atuarão entre 28 de julho e 8 de agosto.
O contato deve ser feito por e-mail ou telefone, conforme orientações disponíveis no site da Secretaria da Administração do Estado (Saeb). A convocação inclui 538 estudantes residentes em Salvador e 333 de outros 52 municípios baianos.
Os convocados também receberão uma mensagem via WhatsApp informando sobre a mudança no status de sua inscrição no site do ba.gov.br , onde constam detalhes sobre a documentação exigida, prazos e orientações gerais do processo.
Convocados pelo Partiu Estágio atuarão em 52 órgãos públicos
Os novos estagiários atuarão em 52 órgãos estaduais. As Secretarias de Educação, Saúde e a Polícia Civil concentram a maior parte das vagas, com 273, 73 e 62 estudantes selecionados, respectivamente. Em relação aos cursos de graduação contemplados, Administração lidera com 210 vagas, seguido de Direito (170) e Pedagogia (89).
Entre as cidades do interior, Feira de Santana teve o maior número de convocados (57), seguida de Vitória da Conquista (37). A chamada amplia o alcance do programa para estudantes de diversas regiões do estado, reforçando a distribuição das oportunidades entre a capital e o interior.
Com essa nova chamada, o total de estudantes convocados em 2025 chega a 5.383. Em junho, foram selecionados 1.475 universitários, enquanto outros 3.037 foram convocados em maio, consolidando o programa como uma das principais portas de entrada para a experiência profissional no serviço público estadual.
Partiu Estágio prioriza estudantes da rede pública
O estágio do Partiu Estágio possui carga horária de 4 horas diárias e 20 semanais, com duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, salvo no caso de estudantes com deficiência. A seleção prioriza candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas ou com bolsa integral em escolas privadas.
Além disso, o programa reserva 10% das vagas para estudantes com deficiência, conforme determina a Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. O objetivo é ampliar o acesso à experiência profissional e contribuir com a formação acadêmica dos estudantes baianos em situação de vulnerabilidade social.