- Advertisement -

Piso salarial de professores sofre reajuste; saiba novo valor

0 2

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, na quarta-feira (21), a medida provisória (MP) que atualiza o piso salarial nacional dos professores da educação básica. De acordo com o projeto, a atualização vai ser baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior.

Para 2026, os salários serão reajustados em 5,4%. Assim, dessa forma, o piso salarial sairá de R$ 4.867,77 e passará para R$ 5.130,63, sendo válida para todo o país, pára professores que tem uma carga horária de 40 horas.

A expectativa é que, já nesta quinta-feira (22), a MP passe a valer, com a publicação no Diário Oficial da União (DOU).

“Essa é uma vitória histórica dos professores de todo o Brasil. A medida garante ganho real e estabelece uma proteção fundamental: a correção do piso nunca deverá ficar abaixo da inflação do ano anterior. Investir na educação é garantir melhores condições de remuneração aos nossos professores — isso é respeito e compromisso com quem dedica a vida a ensinar”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana.

O ministro apontou ainda que o salário também vai variar para os profissionais que trabalhem menos ou mais horas do que estabelecido para a jornada de professores.

O cálculo do reajuste é baseado no INPC do ano anterior e de 50% da média da variação percentual da receita real, que também é baseado no índice, relativo à contribuição das unidades ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O piso salarial é o valor mínimo que escolas públicas do Brasil devem pagar aos profissionais da educação.

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais