A Justiça Eleitoral decidiu pela cassação dos mandatos da atual prefeita de Maiquinique, Valéria Ferreira Silveira Moreira, e do seu vice, Kayque Jardim de Oliveira.
Conforme a decisão assinada pela juíza Giselle de Fátima Cunha, da 91ª Zona, em Macarani, os gestores são culpados pelos crimes de abuso de poder político e econômico e, além da perda dos mandatos, Valéria e Kayque também foram considerados inelegíveis por oito anos e terão que pagar uma multa de R$ 20 mil cada.
Após a condenação, a magistrada ainda determinou que o caso seja levado ao Ministério Público da Bahia, onde serão analisados possíveis atos de improbidade administrativa.
Nas acusações listadas pela juíza estão o uso político do pagamento de precatórios do FUNDEF/FUNDEB, realizado em período próximo às eleições; a concessão de licenças-prêmio indenizadas condicionadas a apoio político e a inauguração de obras inacabadas, a exemplo do aparelho de Raio-X do hospital e do Centro de Convivência do CRAS, com objetivo de autopromoção.