O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta quarta-feira (10) que estuda viabilizar a construção de um centro de convenções em Santo Antônio de Jesus, seguindo o modelo de parceria com empresários e uso combinado de recursos públicos e privados adotado em outros empreendimentos do governo. A proposta, segundo ele, faz parte de um plano mais amplo para ampliar equipamentos do tipo no interior.
Jerônimo citou que o tema voltou à pauta durante uma reunião com empresários e com o prefeito de Juazeiro, realizada na terça-feira. Segundo o governador, municípios como Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso e Santo Antônio de Jesus necessitam de equipamentos voltados para eventos, cultura e atividades econômicas associadas ao turismo e à rede hoteleira.
Ao explicar o projeto, ele mencionou o exemplo de Feira de Santana, onde será inaugurado o Novo Teatro da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), espaço com quase 1.200 lugares. “Ele vai ser o segundo da Bahia em tamanho, depois do Castro Alves. É o maior do interior”, afirmou.
Jerônimo disse que pretende replicar, em Santo Antônio de Jesus, o modelo de articulação que garantiu a construção do Hospital do Câncer de Feira de Santana, que contou com recursos de emendas parlamentares, participação de vereadores e do setor empresarial.
“Quero ver se consigo fazer isso também em Santo Antônio de Jesus, angariar algum recurso orçamentário, inclusive para o formato de gestão posterior”, afirmou. “Não precisa necessariamente ser o Estado que vai gerenciar um centro de convenções. O próprio setor privado pode fazer isso.”
O governador destacou que o equipamento é estratégico para impulsionar eventos de diversos segmentos econômicos, desde o setor hoteleiro até áreas como cultura, medicina e comércio. “Está no meu radar viabilizar formas para que Santo Antônio de Jesus tenha um centro de convenções”, disse.
A declaração foi dada durante agenda oficial em Salvador, onde Jerônimo assinou o Protocolo de Cooperação entre instituições de ensino superior para execução do programa Mais Gestão Bahia, que fortalece empreendimentos da agricultura familiar por meio de qualificação e apoio técnico. O evento contou com a presença da primeira-dama Tatiana Velloso e da secretária de Educação, Rowenna Brito.

