Todos os dançarinos selecionados, serão contemplados com uma bolsa no valor de R$ 1.200,00 e um figurino exclusivo.
Estão abertas, a partir desta sexta-feira (11), as inscrições para a Residência Artística BA-001, um projeto que promete movimentar o cenário da dança contemporânea no interior da Bahia.
A iniciativa, idealizada pela bailarina e coreógrafa Raijane Gama, levará formação, criação e espetáculos a quatro cidades baianas: Cachoeira, Valença, Itacaré e Ilhéus.
Com foco em descentralizar a produção artística e democratizar o acesso à dança, a residência vai selecionar cinco bailarinos locais em cada cidade, por meio de inscrições online, realizadas pelo Instagram oficial do projeto (@residencia_ba001), até o dia 23 de julho. Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 30 de julho.
Cada etapa da residência terá duração de cinco dias, com aulas técnicas, preparação corporal, laboratórios criativos e ensaios. A proposta é que os bailarinos criem um espetáculo baseado em suas próprias histórias de vida, resultando em intervenções artísticas realizadas em praças públicas.
Confira o calendário da Residência Artística BA-001:
- Cachoeira: 04 a 08 de agosto
- Valença: 11 a 15 de agosto
- Itacaré: 19 a 22 de agosto
- Ilhéus: 25 a 29 de agosto
Além da formação artística, todos os bailarinos selecionados para a residência serão contemplados com uma bolsa de apoio no valor de R$1.200,00, como forma de incentivo e valorização do trabalho artístico desenvolvido ao longo da imersão.
Os residentes receberão também figurinos personalizados, reforçando a identidade visual do espetáculo e valorizando a individualidade de cada artista, contando, através da arte, suas respectivas histórias de vida.
A ideia central do projeto nasce do processo criativo de Raijane Gama, inspirado na trajetória de bailarinos do interior baiano que, como ela, migraram para a capital em busca de oportunidades. Com isso, o projeto carrega a missão de devolver às suas origens a arte que foi levada para longe.
O projeto “Residência Artística BA-001” é realizado com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), direcionada pelo Ministério de Cultura – Governo Federal.
ASCOM | Residência BA-001