A Prefeitura de Valença, em parceria com a Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG), por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e Reparação Social (SEMPRE), realizou nesta terça-feira (12) a 5ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres (CTPM) do Território de Identidade Baixo Sul.
O encontro reuniu delegadas de vários municípios para discutir e alinhar propostas que serão levadas à etapa estadual, no fim de agosto. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a conferência abriu espaço para o diálogo direto entre poder público e sociedade civil sobre ações e políticas públicas voltadas às mulheres.

Para Flordolina Angélica, secretária da SEMPRE, o momento foi decisivo. “Este encontro é extremamente importante porque discutiremos a realidade do nosso território de identidade e definiremos as propostas que nossas delegadas defenderão na etapa estadual”, disse.
Também da SEMPRE, Maria Helena ressaltou que as discussões precisam se transformar em prática. “Que o resultado desse trabalho realmente reflita as prioridades que foram sinalizadas e que possamos vê-las retornar em ações concretas que impactem no enfrentamento à violência e na promoção da autonomia econômica das mulheres”, afirmou.
Já Rosélia, coordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial e representante da FASE, destacou a força da diversidade presente. “Este é um momento que reúne mulheres marisqueiras, quilombolas, agricultoras, pescadoras, negras, jovens, idosas, brancas e com deficiência para, juntas, construir propostas que atendam necessidades reais nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, trabalho, renda e representatividade, além de combater as desigualdades e o alto índice de violência no território”, finalizou.
Durante a conferência, seis eixos temáticos guiaram os debates: participação política paritária e fortalecimento da democracia; enfrentamento às violências de gênero; autonomia econômica e mundo do trabalho; saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos; educação não-sexista e cultura igualitária; e direito ao território e sustentabilidade. As propostas definidas seguem agora para a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, onde serão discutidas com representantes de todo o estado.
SECOM | Prefeitura Municipal de Valença