- Advertisement -

Zambelli é presa na Itália e entra na mira da extradição

0 11

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deputada estava foragida desde junho e teve localização repassada à polícia local

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) na cidade de Roma, na Itália. A parlamentar, que estava foragida desde junho, foi localizada em um apartamento após o deputado italiano Angelo Bonelli informar às autoridades o endereço onde ela estaria hospedada.

“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu Bonelli nas redes sociais. A prisão foi confirmada pelo Ministério da Justiça italiano.

Zambelli teve a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Condenada a dez anos de prisão e à perda do mandato, ela deixou o Brasil e passou a figurar na lista de procurados internacionais da Interpol, com alerta válido em quase 200 países.

A captura, no entanto, não encerra o caso. O Brasil já solicitou a extradição da deputada, e agora cabe ao governo italiano decidir se irá atender ao pedido. A expectativa é de um posicionamento oficial nos próximos dias.

Mandato em risco na Câmara

No campo político, Zambelli também enfrenta um processo que pode resultar na cassação de seu mandato. Após a condenação no STF, a Câmara dos Deputados iniciou os trâmites previstos em caso de sentença criminal definitiva.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) recebeu a defesa da deputada, que inclui um pedido de acareação com o hacker Walter Delgatti, condenado junto com ela.

Segundo o regimento interno da Câmara, depois de passar pela CCJ, a decisão final será do plenário. Para que o mandato de Zambelli seja cassado, são necessários ao menos 257 votos favoráveis.

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais