A decisão sobre a não realização do Réveillon 2022 em Salvador, anunciada nesta segunda-feira (29) pelo prefeito Bruno Reis, intensificou o debate a cerca de eventos festivos não só na cidade, mas também em todo o país. Resultado disso é que, assim como Salvador, ao menos outras 6 capitais brasileiras já decidiram cancelar a famosa ‘Festa da Virada’. De acordo com a maioria dos gestores, entre os principais motivos do cancelamento estão o aumento do número de casos de Covid e a nova variante Ômicron. Confira.
Belo Horizonte (MG)
Em Belo Horizonte, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 desaconselhou a realização do Réveillon. A prefeitura decidiu seguir o comitê e não elaborou planos para as festas de final de ano.
Campo Grande (MS)
A prefeitura de Campo Grande confirmou o cancelamento do Réveillon em declarações à imprensa local. O prefeito da cidade, Marcos Trad, já deu até indícios de que também não deve realizar o carnaval. ” O Réveillon não vai ter, seria uma afronta à ciência e um desrespeito à cidade. Ainda estamos decidindo e devemos acompanhar a ciência para analisar se haverá Carnaval. Mas Campo Grande deve divergir do Estado, estamos caminhando para isso”, declarou o prefeito.
Florianópolis (SC)
Quem confirmou a informação sobre o cancelamento foi o superintendente de Turismo do município, Vinicius de Lucca, em entrevista coletiva. Apesar de não promover show, o município espera ter queima de fogos, pois, segundo ele, shows pirotécnicos com balsas e fogos de artifício não vão causar aglomeração, já que o palco não estará montado.
Fortaleza (CE)
O prefeito José Sarto publicou a decisão no Twitter e explicou por que não haverá festas públicas, apesar da boa vacinação no estado. “Até chegamos a considerar a possibilidade de realizar nossa tradicional festa da virada, se a situação permitisse, mas não podemos relaxar, sob pena de colocarmos todo o trabalho feito até aqui a perder. O cenário internacional é preocupante e estamos em alerta”, escreveu José Sarto, em um dos trechos da publicação.
João Pessoa (PB)
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, cancelou o Réveillon e fez o anúncio durante entrevista coletiva. No entanto, Cícero afirmou que a praia vai estar liberada para livre circulação de pessoas e as festas particulares estarão liberadas.
Palmas (TO)
Assim como em Salvador, a prefeitura de Palmas cancelou o Réveillon pelo segundo ano consecutivo. Em nota oficial, a gestão informou que “considera que nas condições atuais é precoce realizar uma festa, visto que ocorrerá aglomerações e, portanto, risco iminente de proliferação do vírus”.
Outras capitais
Do outro lado, outras 6 capitais anunciaram planos para o Réveillon, inclusive com shows. Entre as capitais que por enquanto não pretendem fazer mudanças estão: Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.
Fonte: Bahia.ba