Por Magno JouberMesmo
com a noite deste domingo (26), sem chuvas fortes em Valença, as águas que descem de nascentes de rios que alagaram o Vale do Jiquiriçá, começam a impactar em pontos do município. Neste momento a ponte da CVI foi interditada pela Prefeitura que também solicitou da Polícia Rodoviária Estadual que interdite o acesso ao Guaibim.
Em Guaibim, o rio Patipe invadiu a BA 883, e o único acesso ao distrito encontra-se com trechos alagados agora pela manhã, comunidade da Portelinha pede socorro, pois as águas invadiram casas. Outro acesso importante, a BA 542 (Valença – Entroncamento), o do Braço invadiram a rodovia e neste momento (09 h), o trecho entre Bomfim e Entroncamento tem alagamentos importantes na pista. Também, comunidades inteiras da zona rural do município estão isoladas ou parcialmente isoladas. Águas do rio Piau estão passando sobre a ponte no rio, na comunidade do Funil, deixando moradores isolados. Moradores do Entroncamento estão tendo casas invadidas e comunidades das Três Jueranas, Agosto, Jequiriçá, Gereba e outras localidades estão isoladas ou parcialmente isoladas devido a rompimento de pontes e situação precária das estradas.
De acordo com previsões meteorológicas, ainda chove forte nesta segunda-feira, com redução a partir de amanhã. No centro de Valença, ocorreu um deslizamento na Rua Dalmo Dias (Ladeira da CVI). No momento tem muita correnteza no rio Una, mas sem maiores transtornos. Cidades inteiras na Bahia estão literalmente embaixo d’água. Com destaque para situações caóticas em Itabuna, Gandu, Eunápolis e Itamaraju. O governo da Bahia declarou que 72 municípios estão em situação de emergência, no Baixo Sul temos Valença, Gandu e Igrapiúna estão na lista. Em todo estado, são mais de 430 mil pessoas atingidas pelas chuvas.