O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) anunciou nesta sexta-feira (18) a contratação da empresa Mehlen Construções Ltda para realizar a tão aguardada reforma do telhado da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, situada em Valença, no baixo sul baiano. A obra, que visa a recuperação estrutural da cobertura da histórica igreja, tem prazo de 12 meses para execução, com valor global de R$ 2.138.525,40.
A publicação oficial no Diário Oficial do Estado marca um importante avanço para a conservação desse patrimônio histórico e religioso, que é símbolo da identidade cultural de Valença. A restauração, além de atender às demandas da população local, conta com o apoio de emendas parlamentares dos deputados federais Raimundo Costa e Alice Portugal.
O diretor do IPAC, Marcelo Lemos, expressou entusiasmo com o início das obras. “Estamos muito felizes com esse importante passo para a conservação e preservação do patrimônio do povo de Valença e da Bahia. Agradecer aos esforços das importantes lideranças da cidade, Padre Marcos, o prefeito eleito Marcos Medrado e Raell Costa. A igreja é um marco da fé e da história da cidade, e a sua preservação é uma vitória para todos”, destacou.
O projeto é visto como um símbolo de preservação cultural e religiosa, além de representar o compromisso do governo do estado com o resgate e valorização do patrimônio histórico.
Com a assinatura do contrato, a expectativa agora é que as obras comecem o quanto antes, trazendo segurança e preservando a memória de gerações que fizeram da Igreja Matriz um ponto de encontro e devoção.