Lacen confirma avanço de variantes do coronavírus na Bahia

0 8

Um estudo feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen) detectou 21 novos conjuntos de variantes do novo coronavírus em circulação na Bahia. A informação foi divulgada na sexta-feira (14), pela Secretaria de Saúde da Bahia.

Para o resultado, o laboratório sequenciou 225 genomas completos do Sars-CoV-2 em pacientes de 88 municípios baianos. Dessa amostra, foi detectado em abril, 21 linhagens em circulação na Bahia, entre elas oito cepas e três variantes de atenção apontadas pelo Ministério da Saúde: a P.1 (Manaus), P.2 (Rio de Janeiro) e B.1.1.7 (Reino Unido).

Após a divulgação do estudo, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, fez um alerta a população. “As amostras foram baseadas na representatividade de todas as regiões geográficas do estado e identificar a dispersão de variantes mais contagiosas mostra que existe um risco aumentado para a internação e rápido agravamento do quadro clínico”, ressalta.

O trabalho de sequenciamento vem sendo realizado pelo laboratório, referência nacional, há oito meses, em outros cinco estados do Nordeste, Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A recomendação dada pela Sesab e pelo Lacen é de que a população permaneça fazendo o distanciamento social, além de usar sempre a máscara de proteção, e fazer a higienização frequente das mãos.

Fonte: Bahia.ba

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais