Presidente escolheu a deputada estadual mineira do PT para assumir o lugar de Silvio Almeida no Ministério
O presidente Lula (PT) anunciou nesta segunda-feira (9) a escolha da deputada estadual mineira Macaé Evaristo (PT) como a nova ministra dos Direitos Humanos. Macaé substituirá Silvio Almeida.
Macaé Evaristo foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária de Educação em Belo Horizonte (2005 a 2012) e em Minas Gerais (2015 a 2018). Ela também atuou no governo Dilma Rousseff (PT), entre 2013 e 2014, como chefe da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, vinculada ao Ministério da Educação.
Reconhecida nas áreas de educação e combate ao racismo, Macaé é professora desde os 19 anos e foi eleita deputada estadual em Minas Gerais em 2022. Ela se reuniu com Lula no Palácio da Alvorada na manhã desta segunda-feira. Aliados indicavam que ela era a favorita para o cargo, enquanto outros nomes seriam considerados apenas se a conversa com Macaé não avançasse.
O cargo de ministro dos Direitos Humanos está sendo exercido interinamente por Esther Dweck, que também é ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.