- Advertisement -

N.PEÇANHA: IV Conferência de Cultura contou com representatividade local, estadual e nacional

0 13

A Prefeitura de Nilo Peçanha, através da sua secretaria de Cultura e Turismo, realizou a IV Conferência Municipal de Cultura. Um momento ímpar de discussões e construção de propostas, de políticas públicas voltadas para o fortalecimento e avanços do setor cultural do município.

Com o tema central “Cultura e democracia em construção na Terra da Liberdade”, fazedores culturais, artistas de diversos segmentos, representantes de associações quilombolas, integrantes do grupo Zambiapunga, estudantes da rede pública, representantes da sociedade civil em geral puderam elaborar sugestões, apresentar críticas e solicitações.

Participaram da Mesa de abertura: a prefeita Jacqueline Soares; os vereadores Tchay e Valdir; o secretário municipal de Cultura, David Terra; Walmorio San, mestre do grupo Zambiapunga de Nilo Peçanha; Adriano Queiroz, conselheiro estadual de Cultura; Oséas Marx, coordenador do Ministério da Cultura (Minc) na Bahia. O evento contou também com a coordenação de Jhessy Coutinho, Representante Territorial de Cultura do Baixo Sul (RTC) – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Durante a abertura, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro; Thiago Rocha, diretor nacional de Assistência Técnica à Estados e Municípios; Lindivaldo Júnior, diretor nacional do Sistema Nacional de Cultura; Danilo Cesar, diretor da Operativa Nacional dos Comitês Paulo Gustavo; e, Shaolin Barreto, conselheiro Nacional de Cultura manifestaram apoio e elogios ao trabalho desenvolvido pelo secretário David Terra e pela prefeita Jacqueline Soares, através de vídeos exibidos para o público presente.

“Salve, salve meu lindo povo da Cultura! Salve, salve a Cultura da nossa Terra! Que alergia e satisfação participar da 4a Conferência de Cultura de nossa amada Nilo Peçanha! Um dia especial onde abraçamos este povo querido, e também fomos abraçados com reconhecimentos, apoios e parcerias. Recebemos parceiros do Território Baixo Sul, representantes da Secretaria Estadual de Cultura, do Minc, e principalmente, os fazedores de cultura do nosso município. Todos juntos, propondo melhorias e construindo políticas públicas que possam fortalecer e beneficiar a Cultura de Nilo Peçanha”, celebrou a prefeita Jacqueline.

A gestora aproveitou para agradecer as palavras, a parceria e o kit de livros e computador enviados pelo secretário estadual Bruno Monteiro, que serão direcionados para a Biblioteca Municipal. “Agradecer também ao conselheiro estadual Adriano Queiroz por mais uma Moção de Aplausos dedicada ao trabalho da nossa gestão. Agradecer e parabenizar o secretário David Terra por todo esforço e dedicação, e principalmente, por propagar a cultura de Nilo Peçanha em todo país, nos proporcionando visibilidade, valorização, parcerias e importantes conquistas. Seguiremos com o nosso projeto de resgate e valorização das nossas tradições, de investimentos e divulgação das nossas belezas e roteiros. Queremos uma Nilo Peçanha cada dia mais feliz!”, afirmou a prefeita.

“Que satisfação participar deste momento! Gostaria de saudar todos os fazedores de cultura do nosso município que mantêm vivo nosso orgulho de pertencer a uma cidade cheia de tradições, costumes, de gente que encanta por seu jeito de ser e de viver. Saudar a prefeita Jacqueline e seu vice Tito, e parabenizá-los pela escolha de um secretário de Cultura que coloca nosso município no centro das discussões culturais a nível municipal, regional e até nacionalmente”, ressaltou o presidente do Legislativo.

O vereador Tchay destacou ainda que teve a alegria de apresentar e aprovar, juntamente com demais colegas vereadores, o projeto que instituiu o Dia 1º de Novembro como o Dia Municipal do Zambiapunga: “Uma ação de fortalecimento da cultura local. Com isso, reafirmamos que a Câmara de Vereadores está à disposição para apoiar essa pauta”. O vereador Valdir também comemorou os avanços da pasta: “Uma alegria ver esta Casa cheia! Hoje vemos os governos Estadual e Federal abraçando esta causa, reconstruindo a Cultura no nosso país. Temos uma prefeita que abraça tudo de bom para o nosso município. Nós, vereadores, também apoiamos as boas ideias e ações. Estamos juntos na construção dessa história que visa uma Nilo Peçanha cada dia melhor”.

David Terra, secretário de Cultura do município, e também presidente da Rede Nacional de Gestores Municipais, presidente do Fórum de Gestores da Bahia e conselheiro estadual de Cultura, estava radiante com as manifestações de carinho e apoio recebidas: “Mais uma vez estou fazendo história junto com todos vocês. Obrigado, prefeita, pela oportunidade de estar aqui. Gratidão, vereadores, por atender todos os pedidos da nossa pasta. Vocês têm sido parceiros importantes! Gratidão, amigo Oséas Marx, pela presença e parceria! Na torcida para que você possa trazer mais benefícios para o nosso povo da Cultura. Obrigado, conselheiro estadual Adriano, por mais uma Moção para o nosso município, que tanto nos incentiva a seguir trabalhando. Quero abraçar todos os fazedores de cultura desta terra! Gratidão a todos pela importante presença!”.

O secretário David aproveitou a oportunidade para anunciar a publicação do edital da Lei Paulo Gustavo, o qual vai investir 153 mil reais para os diversos setores da cultura local. Também mais uma oficina direcionada ao referido edital, com a RTC Jhessy. “Além desse edital, na próxima semana estaremos em Brasília para o lançamento do Plano Nacional Aldir Blanc, mais uma captação de recursos para o município. A plataforma será aberta dia 01/11, e logo faremos o cadastro do nosso plano de ação, visando a conquista de mais recursos para Nilo Peçanha. Também lembrar a vocês que dia 04/11 estará no ar mais uma edição do Panela de Bairro da TV Bahia, desta vez divulgando a culinária e cultura de São Benedito. E, convidá-los para a nossa tradicional Virada Cultural, através da Semana de Arte e Cultura de Nilo Peçanha, dias 31/10 e 01/11, a qual estaremos dedicando total apoio e participação”, finalizou David Terra.

O representante do Minc, Oséas Marx, ressaltou que a ministra Margareth Menezes e toda a equipe do ministério estão á disposição de Nilo Peçanha, e complementou: “Tenho raízes nesta região, um amor grande pelo Baixo Sul, onde parte da minha vida foi dedicada a luta pela reforma agrária. Aqui comecei a minha militância política, o meu engajamento pelas questões sociais. Um divisor de águas na minha vida, que muito me orgulha. Hoje, tenho a felicidade de estar aqui com vocês, e quero agradecer a carinhosa receptividade da prefeita e sua equipe. David Terra é uma grande referência nacional, uma liderança cultural engajada e comprometida. Através dele, abraço todos os presentes. Vim buscar essa energia do Zambiapunga, da cultura de Nilo e do Baixo Sul, para que ela se some a minha já grande vontade de fazer um excelente trabalho a frente desta função que me designaram. Contem comigo na luta pelo fortalecimento das políticas públicas que visem beneficiar a Cultura desta região”.

Walmório San, mestre do grupo Zambiapunga, aproveitou o momento para agradecer a aprovação do Dia Municipal do Zambiapunga: “Mais que merecido! Agradecemos imensamente ao Legislativo e a prefeita Jacqueline que assinou a Lei imediatamente. Também queremos convidá-los para a IV Semana de Arte e Cultura, que este ano acontecerá de forma muito mais forte e organizada, com a participação das secretarias de Cultura e Educação. A Educação se dedicou o ano inteiro fazendo palestras nas escolas municipais, as quais participarão pela primeira vez do nosso evento, compondo a história do Zambiapunga. Agradecer também a toda equipe do Colégio Estadual Adelaide Souza, parceiro de muito anos dos nossos eventos. Informar que teremos Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária na programação. Então, um evento realizado pelo grupo Zambiapunga com o apoio direto da Prefeitura Municipal, para construir cultura. Afinal, cultura é construída por várias mãos, no coletivo. Portanto, gratidão a todos os nossos parceiros!”.

Ao final do evento, os participantes escolheram os delegados que representarão o município na Conferência Territorial. Confira:

SOCIEDADE CIVIL
•Walmorio San – titular; e Leonardo Brito – suplente.
•Eleildes do Rosário – titular; e Elyrhandro de Jesus – suplente.

*Eleildes já com vaga garantida para a Conferência Estadual de Cultura.

PODER PÚBLICO
•David Terra – titular; e Flávia do Rosário – suplente.
•Ítalo Aleluia – titular; e Wendel Max – suplente.

Ascom PMNPeçanha

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais