- Advertisement -

Nilo Peçanha promoveu encontro preparatório para a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

0 9

Evento debateu os desafios do sistema público de saúde, bem como propostas para uma gestão eficaz de toda a rede.

A Prefeitura de Nilo Peçanha, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou, de forma muito exitosa, a 1ª Reunião Ampliada do Conselho Municipal de Saúde, já como preparação para a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

A Conferência Estadual este ano terá como tema: “Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. E, representa um momento importante de discussão, construção de políticas públicas e troca de aprendizado para todos que atuam no setor da Saúde.

O encontro aconteceu nesta quarta-feira (12), na Casa Familiar Agroflorestal, e contou com a palestrante Simone Soares, do Núcleo Regional de Saúde de Ilhéus. Também compuseram a mesa de abertura, a prefeita Jacqueline Soares; a secretária municipal de Saúde, Viviane Patrocínio; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcos Gêmeos; e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Thalita Gomes.

“É muito importante esse momento e isso é uma demonstração do quanto o município tem uma gestora preocupada com o que a população quer e necessita. Eu também sou representante dos usuários do SUS, e sei o quanto a gente precisa acreditar, torcer e contribuir para que o sistema público de saúde na Bahia e em cada município funcione. Quem torce contrário, torce para que a população sofra ainda mais. Portanto, ficamos felizes em saber que aqui tem alguém comprometida em cuidar das pessoas, comprometida com o SUS”, ressaltou Marcos Gêmeos, presidente do Conselho Estadual de Saúde.

A secretária Viviane Patrocínio destacou os avanços que Nilo Peçanha tem alcançado: “Formações para os funcionários de saúde. Diversas ações e serviços, espaços de acolhimento, reformas, ampliações de estruturas físicas. Porque isso acolhe não só a população usuária, mas acolhe o profissional que está todos os dias trabalhando. E, para além disso, vários projetos estão sendo feitos e serão aplicados para vocês. Que esta oportunidade aqui seja também muito produtiva e que coloque no papel propostas que realmente sejam relevantes para Nilo, para o Baixo Sul, a Bahia e para o Brasil”, afirmou a secretária.

A prefeita Jacqueline Soares elogiou a atuação do conselho e da secretária de Saúde. “Uma mulher muito inteligente, conhecedora e militante do SUS. Eu tenho a honra de dizer que Nilo é muito bem representada, bem falada, porque nós temos pessoas que acreditam nas políticas públicas que estão sendo implementadas em nosso município. E é isso que eu trago para vocês, é esse sentimento de transformação, de mudança, que a gente tem que promover diariamente nos espaços que vocês estão”, afirmou.

A gestora destacou sua experiência como trabalhadora e usuária do SUS, enfatizando a importância trazida à tona pela pandemia. Ela mencionou que a pandemia fez com que a sociedade visse os profissionais de saúde de uma nova maneira, reconhecendo sua importância e necessidade.
Comentou sobre a perda de colegas durante a atuação, bem como o preconceito e desrespeito enfrentados pelos profissionais de saúde. Ela sublinhou a coragem e persistência dos trabalhadores do SUS e a busca contínua pela excelência.

Jacqueline incentivou a participação na educação em saúde, convidando todos a estudarem e se dedicarem às formações, com o objetivo de tornar o município uma referência para outros. Ela concluiu destacando o trabalho árduo na construção de políticas públicas e incentivou todos a se dedicarem ainda mais em seus espaços de atuação.

Durante a Reunião Ampliada, os participantes também dialogaram e contribuíram com propostas, através de Eixos Temáticos. O objetivo maior da iniciativa foi fortalecer o SUS, e colaborar para seu desenvolvimento.

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais