Novo partido de Neto tenta contragolpe na base de Rui e quer reforçar bancada; entenda

0 24

O União Brasil quer reforçar a bancada na Câmara dos deputados e integrantes da base do governador Rui Costa (PT) estão em diálogo. Entre os nomes de maior destaque que estão próximos ao União Brasil estão os de Mário Negromonte Jr. e Dal, ambos do PP. Além deles, Alex Santana, federal que segue em processo de expulsão do PDT, também está em conversas. 

O contragolpe de Neto na base de Rui, além de desfalcar um partido na disputa eleitoral, reforçaria a posição na nova sigla, formada a partir da fusão entre DEM e PSL. Interlocutores ligados ao futuro secretário-geral da legenda entendem que o fortalecimento da bancada federal da Bahia na legenda reforçaria a posição do ex-prefeito de Salvador internamente. Neto e Bivar seguem disputando espaço dentro da nova sigla que está se formando e divergem em alguns direcionamentos na seara nacional, entre eles a filiação de Sérgio Moro (Podemos).

De acordo com estimativa do colunista Lauro Jardim, de O Globo, o partido que nascerá da fusão do DEM com o PSL quer eleger 76 deputados em todo o País.  A maioria está em São Paulo (8) e na Bahia (8), seguido do Rio de Janeiro (6) e Minas Gerais (5). Na sequência, virão Paraná (4), Pará (4), Goiás (4), Ceará (4) e Manaus (3).

Porém lideranças apontam que a legenda também precisa ter “um olhar de solidariedade” com outras legendas que irão compor a aliança. “Hoje colocamos na relação e por necessidade da composição podemos sugerir que migre para outro”, revelou outra liderança. 

“NOSSA META É MAIOR”

Atualmente, o União Brasil possui seis parlamentares com mandato pela Bahia: Paulo Azi (DEM), Elmar Nascimento (DEM), Arthur Maia (DEM), Leur Lomanto (DEM), Igor Kannário (DEM) e Dayane Pimentel (PSL). Com isso, a meta do partido é eleger mais de dez deputados federais. 

E para reforçar a chapa proporcional o partido segue em busca de nomes para o pleito. Entre eles, o atual vice-prefeito de Itabuna, Guinho (Cidadania), a esposa do prefeito de Barreiras Zito Barbosa (DEM), Marisete Bastos, e outros. Uma das tentativas de captar candidatos chegou até a causar desconforto em um dos partidos aliados. Fonte: Bahia Notícias

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais