Por 12 votos a favor e 01 contra, sendo duas abstenções dos vereadores Cristiano do Taxi e Luiz de Serra Grande (que não participaram da Sessão), a Câmara de Vereadores de Valença ratificou nesta terça-feira (18), o parecer prévio do TCM e rejeitou as contas em primeira votação, da Prefeitura de Valença referentes ao ano de 2019 de responsabilidade do ex-prefeito Ricardo Moura. Na próxima terça-feira (25), teremos a segunda votação que deverá repetir o placar de hoje. Em seu pronunciamento, o vereador Reginaldo Araújo pontuou algumas irregularidades apontadas pelo TCM, dentre elas, falta de parecer dos conselhos de Educação e Saúde; gastos com despesas com pessoal acima do limite prudencial de 54%; ausência de comprovação de pesquisa de preços nas dispensas de licitações; ausência da ata de registro de preços; desvio de finalidade de recursos do FUNDEB, entre outros.
O vereador Clóvis Junior mudou o voto em relação ao ano de 2018 e resolveu votar a favor da rejeição das contas alegando que o ex-gestor repetiu algumas das irregularidades de 2018. Votaram pela rejeição das contas: Reginaldo Araújo, Isaias Nascto, Helton Brandão, Clóvis Junior, Bertolino Junior, Fabrício Lemos, Lelo, Benedito da Bolívia, Cassio da Pesca, Rian Costa, Valdir Silvestre, Diro do Orobó.
Pela aprovação das contas: Benvindo da Saúde.
Há quinze dias, a Câmara já havia votado e rejeitado as contas da Prefeitura referentes ao ano de 2018, na oportunidade o placar foi de 11 x 04 em favor da rejeição das contas. As sessões da Câmara acontecem todas as terça-feira e são transmitidas pela TV Costa do Dendê.
Por Magno Jouber