O prefeito de São Felipe, Antônio Gregório de Oliveira Barbosa, anunciou nesta segunda-feira (1º) a redução de 50% do próprio salário, do vice-prefeito e dos secretários municipais. A medida, segundo ele, visa “contribuir com o reequilíbrio financeiro do nosso município e assegurar a continuidade dos nossos serviços essenciais”.
O anúncio foi feito em vídeo divulgado nas redes sociais. A decisão é parte de um pacote de contenção de despesas implementado pela administração desde o mês de outubro.
“Venho informar a todos que, diante da situação financeira que estamos passando, todos os prefeitos do Brasil, inclusive da nossa Bahia. Então, nós resolvemos, neste momento, reduzir o salário do prefeito, do vice-prefeito e de todos os secretários em 50%. Fizemos isso para contribuir com o reequilíbrio financeiro do nosso município e assegurar a continuidade dos nossos serviços essenciais. Seguimos confiantes que, com trabalho, transparência e união, venceremos este momento e construiremos dias melhores para todos.”, disse o gestor.
De acordo com o Decreto nº 483/2025, publicado na última sexta-feira (28), a redução de 50% nos subsídios é válida para o mês de dezembro. Além de São Felipe, a matéria aponta que outros municípios têm realizado cortes para reorganizar as finanças.
O objetivo da prefeitura é frear gastos, reorganizar as finanças e garantir o cumprimento das exigências estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Antes da publicação deste decreto, o prefeito já havia adotado outras ações para readequar a situação financeira do município, incluindo a assinatura de decretos que estabelecem cortes orçamentários, diminuição de gastos operacionais e a exoneração de servidores.
Fonte: Blog do Valente

