A Prefeitura de Nilo Peçanha, no Baixo Sul do Estado, se manifestou, nesta quarta-feira (7), por meio de nota, sobre a prisão de falso médico, que segundo informações, atuou no atendimento a pacientes numa unidade de saúde do município.
Leia íntegra da nota:
“A Prefeitura de Nilo Peçanha esclarece a respeito da notícia do falso médico detido no distrito de São Benedito, que o citado não faz parte da folha de pagamento municipal. Em depoimento na delegacia, o detido informou que estava substituindo um médico na unidade de saúde naquele dia, porém o município não foi informado desta permuta. O município não foi comunicado, nem autorizou qualquer tipo de permuta de médico. A prefeitura se compromete em colaborar com as investigações e com a transparência dos atos. Ressaltamos o nosso compromisso com a saúde pública e jamais deixaríamos nossos munícipes em situação vulnerável.
Prefeitura de Nilo Peçanha, 7 de julho de 2021.”
O caso
De acordo com a Polícia Civil, uma equipe do Serviço de Investigação da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Valença) descobriu a farsa após receber denúncias.
De acordo com o coordenador da 5ª Coorpin, delegado José Raimundo Nery Pinto, o falso médico se passava por outra pessoa. “Além do exercício ilegal da medicina, o suspeito também foi autuado pelos crimes de falsidade ideológica e falsificação de documentos públicos, pois atendia usando a identidade e o carimbo de um médico, com assinaturas em vários documentos internos”, explicou Raimundo Nery.
Gestores da unidade de saúde foram ouvidos e apresentaram cópias de documentos e o carimbo usados pelo falso médico. O homem está preso e à disposição da Justiça.
da Redação.