Com uma mista comitiva, formada por advogados, empresários, educadores, vereadores, jornalistas, publicitários, historiadora, líderes religiosos e assessores parlamentares, o Pároco Marcos Reis, iniciou o processo de peregrinação para criação do projeto de reforma do teto da bicentenária Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, na noite da última segunda (16).
Com um diálogo apolítico e voltado para o cumprimento do objetivo principal, o padre deixou claro que não aceitará nenhum tipo de ação menor do que o pensamento coletivo de reabrir as portas do templo.
No início da reunião o advogado Evaldo Farias, de pronto, apresentou a proposta do deputado federal Raimundo Costa (PL), que prometeu emenda de R$100 mil reais, para ser utilizada no projeto de reforma. A verba seria repassada para a secretaria estadual de Cultura, comandada pela atriz Arany Santana, que daria o estarte no processo de licitação para contratação da empresa realizadora do projeto.
Contudo, o empresário Antônio Machado questionou acerca do tempo para o processo acontecer, o que fez uma segunda medida ser apresentada: A comissão responsabilizar-se em contratar a empresa que criaria o projeto e daí contar com o apoio da Secult/BA no aspecto de fazer um termo de ajuste para que o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC se baseei por tal.
Sugestões acatadas, agora o desafio é saber o prazo da Secult para licitação e criação da segunda via para imediato estudo.
Para o deputado Raimundo Costa, foi sugerido que aumentasse o valor da emenda para ser utilizado na reforma. O pároco também trouxe a informação de que a deputada Maria Del Carmem Fidalgo (PT), apresentou doação de emenda de R$50 mil, fala confirmada pelo ex-vereador e assessor da parlamentar, Adailton Francisco.
Agora, o desafio esta na criação do projeto. “Não podemos demorar, cada vez que chove ficamos tensos e achando que vai cair”, declarou Marcos Reis.
A Agência Abrange, do publicitário Wellingthon Anunpciação, cuidará de todo editorial cinegráfico, bem como criação de campanhas em parceria com o jornalista Victor Sousa, com objetivo de sensibilizar a população valenciana na cooperação.
Fonte: Livre Notícias