Sinos da Conceição da Praia voltam a badalar ao mesmo tempo após mais de 30 anos

0 22

Após mais de 30 anos, voltaram a ecoar simultaneamente os 16 sinos da Basílica Santuário Nossa Senhora Conceição da Praia, no bairro do Comércio, em Salvador. A inauguração ocorreu na manhã deste domingo (7). Uma missa celebrada pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Sérgio Rocha, marcou o momento que teve a presença do vice-governador João Leão. Parados por mais de três décadas, os sinos agora dobram com a ajuda de um sistema automatizado.

Com isso, eles podem tocar de forma simultânea, o que inclui até músicas sacras, como pôde comprovar os que assistiram à missa deste domingo. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado [Setur], a reativação dos sinos foi feita por meio do projeto Resgate dos Sinos. “A Conceição da Praia é a padroeira da Bahia e esta igreja é a única com 16 sinos de diferentes pesos e tamanhos e isso permite que os equipamentos toquem música sacra, algo inédito no Brasil e tudo isso faz com que seja um dia muito especial”, disse o titular da pasta, Fausto Franco.

Ainda segundo a secretaria, com a recuperação dos sinos da igreja da Conceição da Praia, já são seis templos da capital beneficiados pelo projeto: Igreja da Ajuda; de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos; de Nossa Senhora da Graça; de Santo Antônio da Barra; de São Domingos de Gusmão; e do Santíssimo Sacramento do Passo. No interior, a primeira foi a de São João Batista, no Quadrado de Trancoso, em Porto Seguro.

Fonte: Bahia Notícias

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais