O ex-deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) tomou posse, nesta terça-feira (23), como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). A solenidade ocorreu no Gabinete da Presidência, em Salvador, após a nomeação pelo governador Jerônimo Rodrigues e a aprovação do nome pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Com 48 anos e formação em Administração, o novo conselheiro possui trajetória na gestão pública, tendo presidido a Desenbahia e exercido mandatos na Câmara Federal. Durante o ato, o presidente do TCE-BA, Marcus Presidio, destacou a necessidade de adaptação técnica às funções de controle externo, reafirmando o suporte do corpo técnico e do Ministério Público de Contas (MPC) ao novo integrante.
Em seu pronunciamento, Otto Filho estabeleceu as prioridades de sua atuação na Corte. O conselheiro afirmou que buscará imprimir uma visão “aconselhativa, educativa e proativa” no tribunal.
“A busca por consensos com os prefeitos e gestores, gestões mais eficientes, melhor utilização dos recursos públicos e soluções para os municípios serão minhas prioridades”, afirmou o novo conselheiro.
Nas redes sociais, o conselheiro agradeceu ao governador, a parlamentares das esferas estadual e federal, além de lideranças municipais, reforçando o compromisso com a ética e o profissionalismo no exercício da nova missão institucional.

