A Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia) agendou para o dia 15 de agosto a audiência pública que discutirá o Plano Diretor do Sistema de Travessias do Transporte Hidroviário de Valença e Áreas de Influência.
O encontro está agendado para as 15h, online, por meio da plataforma Microsoft Teams. A sociedade civil e as transportadoras do setor hidroviário intermunicipal de passageiros estão convidados a participar do evento.
Os interessados deverão acessar o site para ser direcionado à transmissão ao vivo. A regulamentação na prestação do serviço de travessia marítima tem por objetivo promover a adequação desse sistema de transporte em algumas cidades do baixo sul baiano.
Dentre as principais etapas do estudo estão a definição de linhas e terminais hidroviários e a modelagem econômico-financeira do transporte. As linhas hidroviárias deverão ligar Valença a Cairu, Valença a Morro de São Paulo, passando pelo Atracadouro de Bom Jardim e Gamboa do Morro, e entre Cairu e Taperoá.
Segundo a Agerba, com a elaboração do plano diretor será possível regulamentar o serviço, oferecendo fiscalização e regularidade. Os usuários da travessia e os empresários do setor poderão enviar suas contribuições e propostas sobre os trabalhos apresentados.
Fonte: Bahia.ba