Uma aproximação entre ACM Neto (UB) e Ciro Nogueira (PP) pode abrir a possibilidade de novos rumos políticos e eleitorais ao Partido Progressista na Bahia. A questão é pauta de um encontro entre eles que deve acontecer ainda nesta terça-feira (8), com a presença do prefeito de Salvador Bruno Reis (UB), que também cumpre agenda em Brasília.
Fontes apontaram que o vice-governador João Leão, que desembarcou na capital federal no mesmo voo com Bruno Reis nesta terça, deverá ser acionado para o encontro. Se tiver sucesso, a ofensiva nacional de Neto pode atrapalhar os termos do encontro que Leão terá nesta quarta (9) com o ex-presidente Luiz Inácio da Silva.
As sondagens com a sigla ocorrem no momento de maior descontentamento dos progressistas com o PT na Bahia na montagem da chapa majoritária.
O acordo inicial previa alçar Leão ao posto de governador nos nove meses finais, com a renúncia do governador Rui Costa (PT) para disputar o Senado Federal. Nesta segunda (7), veio o balde de água fria: Jaques Wagner surpreendeu ao dizer que Rui seguirá na cadeira até o final do mandato.
PP e PT são aliados históricos desde que Leão foi eleito vice de Rui em 2014 e reeleito em 2018.
Para atrair os pepistas, Neto estaria disposto a propor uma das vagas na chapa majoritária, além de outros espaços correspondentes ao tamanho da sigla em eventual governo.
O namoro do PP com o ex-prefeito de Salvador e ex-presidente nacional do então Democratas acontece de maneira discreta desde meados de 2020 e foi se tornando cada vez mais público na ocasião da eleição da presidência da Câmara dos Deputados, quando o DEM liberou a bancada na votação que elegeu Arthur Lira (PP). Fonte: Bnews