A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está em negociação com o laboratório AstraZeneca para compra de 15 milhões de doses prontas da vacina contra o novo coronavírus. A decisão foi tomada com o objetivo de iniciar a imunização antes da chegada dos insumos para a fabricação nacional, segudou apurou à revista Veja. A afirmação foi feita pela presidente da instituição, Nísia Trindade, antes do início da distribuição de 2 milhões de doses de vacina da AstraZeneca pelos estados brasileiros.
Segundo Nísia, as medidas já estão estabelecidas no contrato com a AstraZeneca para encomenda e depois de transferência de tecnologia, quando, então, todas as etapas passarão a ser feitas na Fiocruz. A perspectiva da instituição é de receber o insumo para a produção nacional no início de fevereiro, mas a data exata ainda não foi definida.
As primeiras doses prontas compradas da AstraZeneca começaram a ser distribuídas na última sexta-feira, (22). Elas fazem parte do lote fabricado pelo Instituto Serum, da Índia, e têm uso emergencial autorizado pela Anvisa. A eficácia do imunizante é de 70,42%.
BNews