Em um momento histórico, o papa Francisco se reuniu, neste sábado (6), com o principal clérigo xiita do Iraque, o grande aiatolá Ali al-Sistani. O pontífice está no país para pedir aos líderes locais e ao povo que acabem com a violência e os conflitos religiosos. Essa viagem é vista como a mais arriscada já feita pelo papa, que é acompanhado por uma equipe de segurança rígida.
Segundo o G1, o encontro entre as lideranças religiosas ocorreu na cidade sagrada de Najaf, no sul do Iraque. É a primeira vez que um papa e um clérigo xiita sênior se reúnem.
A publicação explica que Sistani é uma das figuras mais importantes do islamismo xiita, com grande influência política. Por exemplo, os decretos dele fizeram os iraquinaos irem às urnas pela primeira vez em 2005 e reuniram centenas de milhares de homens para lutar contra o Estado Islâmico em 2014. De acordo com a agência Reuters, ele concordou em se encontrar com o papa com a condição de que nenhuma outra autoridade iraquiana estivesse presente.
BN