Papa Francisco se reúne com grande aiatolá no Iraque durante sua viagem mais arriscada

Papa com líderes do Iraque | Foto: Vatican News
0 7

Em um momento histórico, o papa Francisco se reuniu, neste sábado (6), com o principal clérigo xiita do Iraque, o grande aiatolá Ali al-Sistani. O pontífice está no país para pedir aos líderes locais e ao povo que acabem com a violência e os conflitos religiosos. Essa viagem é vista como a mais arriscada já feita pelo papa, que é acompanhado por uma equipe de segurança rígida.

Segundo o G1, o encontro entre as lideranças religiosas ocorreu na cidade sagrada de Najaf, no sul do Iraque. É a primeira vez que um papa e um clérigo xiita sênior se reúnem.

A publicação explica que Sistani é uma das figuras mais importantes do islamismo xiita, com grande influência política. Por exemplo, os decretos dele fizeram os iraquinaos irem às urnas pela primeira vez em 2005 e reuniram centenas de milhares de homens para lutar contra o Estado Islâmico em 2014. De acordo com a agência Reuters, ele concordou em se encontrar com o papa com a condição de que nenhuma outra autoridade iraquiana estivesse presente.

BN

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais